sábado, 9 de junho de 2012





                       Sabedoria: Como priorizá-la na escola?


   O texto a seguir aborda sobre o real valor que devemos dar à sabedoria nas escolas tornando-a prioridade no planejamento e ação dos educadores, pois o conhecimento e a informação só fazem sentido se a sabedoria estiver presente. Sendo assim, o texto expõe como o educador pode dar prioridade à sabedoria sem deixar de trabalhar a informação e o conhecimento.
    Inicio a reflexão com a frase de Paulo Freire: “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” Para dar valor à sabedoria, o educador precisa abrir diálogo e levar seu aluno à reflexão e ao prazer de aprender o conteúdo. A informação e o conhecimento são importantes, porém são terão sentido se forem abordados com significados. O aluno precisa ser levado a transcender tais informações e conhecimentos, dando a eles seu próprio significado, com sua própria visão de mundo, transformando assim conhecimento e informação em sabedoria para agir conscientemente.
    Conforme consta no primeiro capítulo do caderno de estudos, Temas e Teorias da Filosofia, p. 13, último parágrafo: “A sabedoria é uma atitude diante de si, diante dos outros e diante do mundo. A sabedoria é uma maneira de conduzir-se no mundo, mesmo que não saibamos exatamente o que é mundo. Talvez o mundo seja nossa própria elaboração. A sabedoria é então, uma elaboração de si e do mundo, com os outros.” Fazendo uma ponte entre o que está posto neste parágrafo, pode-se dizer que a educação tem um papel fundamental para que o aluno busque a sabedoria, pois é na troca com os pares que o aluno vai se construindo enquanto sujeito. É na relação com o outro que o aluno se percebe enquanto ser único, a partir daí ele começa a se posicionar diante dos temas abordados, dos fatos ocorridos, do seu modo de pensar e agir.  É esta criticidade que vai levá-lo à construção e à prática da sabedoria.
    Então: Como priorizar a sabedoria na escola? O educador tem em mãos um leque de possibilidades, basta querer. O que não podemos conceber mais é uma educação estagnada, alienada do mundo, consumida pelos livros didáticos e por planos copiados de um ano para o outro. Queremos uma educação viva e consciente de seu real valor na sociedade. O educador precisa ter sede de sabedoria e precisa fazer com seus alunos tenham também!
   
   
Autora: Márcia Teresinha Schneider Cardozo 

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