Você é Professor (a) quando...
Acredita em seus alunos, em todos e em cada um individualmente.
Aceita as diferenças e entende que cada um aprende e se relaciona de um jeito particular.
Alegra-se e se admira a cada dia pelo progresso dos seus alunos e jamais desiste diante das dificuldades encontradas. Você sabe que o progresso, às vezes, é lento, reconhece que a aprendizagem é processo...
Dialoga com seus alunos sem cansar.... Procura conhecer um pouco da história de cada um. Não tem receio de falar da sua história de vida para seus alunos, pois seu exemplo de vida e sua postura irão fazer a diferença na caminhada deles.
Olha para as crianças e adolescentes com olhar de amor, carinho, compreensão e respeito, pois acredita que para ter aprendizagem é necessário ter afetividade.
Participa ativamente de todos os projetos da escola e contribui com idéias e ações concretas. Sabe que a educação é dinâmica, que sempre chegam novos métodos, novas propostas e novos desafios...
Está sempre ligado nas notícias, nas novidades, pois reconhece que seus alunos estão em outro tempo, num tempo que não é aquele o qual você foi estudante. Percebe que o mundo lhe coloca diante de novos conceitos que precisam ser aprendidos e interiorizados.
Esforça-se para nunca deixar de aprender. Pois sabe que a educação é um imenso mar de conhecimentos, de possibilidades e que sempre é tempo de recomeçar, mesmo estando no final da carreira.
Passa horas planejando, organizando materiais, pesquisando, pois tem consciência que suas aulas precisam ser mais interessantes para que os resultados possam ser mais positivos.
Você trabalha duro durante o dia todo, trabalha nas horas de folga e nos finais de semana. Muitas vezes fica depois do horário para dar conta das suas atividades.
Está sempre preocupado com a freqüência dos alunos, com os resultados das provas, IDEB, diagnósticos. Porém tem a compreensão do que o mais importante é o conhecimento que você tem de cada aluno e o esforço que você faz para que cada um aprenda.
Tem muitos planos e sonhos, às vezes sente-se sozinho, mas não desiste, pois acredita na educação e no seu ideal. Depois se alegra com os prêmios, as medalhas, as colocações nos concursos. É elogiado e valorizado pelo sucesso alcançado, “essa é a sua maior recompensa”.
Nunca tem vergonha de dizer: Eu sou Professor ou Professora!!! Mesmo diante das dificuldades de salário, da desvalorização profissional. Você faz greves, critica o sistema, porém jamais deixa de sentir orgulho da sua formação!
Tem consciência que vai marcar a vida dos seus alunos, e espera que seja positivamente. Que um dia eles possam dizer: Eu tive um professor maravilhoso!!!
Você chega a algum lugar e seu ex aluno fala: - Oi professora!!! Que saudade!!!
Se você se encontrou nesta mensagem, você faz parte do Time da Educação!!! Parabéns!!! (Autora: Márcia Schneider)
Lindo tia,lindo D+!!! Perfeito!!! Tá tudo ai!!
ResponderExcluirbjo juh♥